Assistência Social
O Serviço Social tem como objetivo promover o desenvolvimento e a mudança social de um indivíduo ou de um grupo. Os princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade, são centrais ao Serviço Social. A prática profissional é orientada pelos direitos firmados na Constituição de 1988, e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Não pode haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional. Os profissionais devem cursar uma faculdade de Serviço Social que seja reconhecida pelo Ministério da Educação, também devem possuir registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições.
A atuação do Serviço Social consiste em analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e/ou projetos para viabilizem os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Também analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. Além disso, trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo.
Por se tratar de uma instituição assistencial sem fins lucrativos e que se mantém apenas com as doações recebidas e com a renda do nosso bazar. O Serviço Social atua através dos programas e projetos sócio assistenciais desenvolvidos na Fraternidade Irmã Clara, que são direcionados as pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral para que elas possam desenvolver o sentido da autonomia, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida através das ações interdisciplinares. O Serviço Social desenvolve atividades sócio educativas e culturais, visando a inclusão social dos acolhidos, assistidos e seus familiares, que vão desde orientações sociais voltadas para o desenvolvimento da cidadania, a busca na qualidade de vida e a efetivação dos seus direitos.
O Acolhimento Institucional pode ocorrer devido a algumas determinantes, como violência (física, psicológica e/ou sexual), negligência, abandono familiar entre outros. Em casos como os citados acima, essas pessoas são afastadas do convívio familiar e encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude para a uma Instituição.
A Fraternidade Irmã Clara está tipificada como instituição social de alta complexidade, na modalidade de acolhimento institucional, visando restabelecer os direitos violados e o vínculo familiar. O acolhimento visa assegurar a integridade física, emocional, a segurança, a saúde, educação entre outros.
Enfermagem
De uma forma geral, o profissional de enfermagem tem em sua essência a arte de cuidar, seja individualmente, na família ou na comunidade, sempre desenvolvendo importantes ações por meio do cuidado, preocupando-se com o conforto, com o acolhimento e o bem-estar.
A busca pela excelência profissional, a necessidade de estar sempre atualizado e bem informado, a disposição para encarar expedientes durante as madrugadas, essas são só algumas das qualidades requeridas para se tornar um bom enfermeiro.
A função da enfermagem no mercado de hoje se tornou mais estratégica, pois além de ser o profissional que mais se relaciona com o paciente e com sua família, ele conhece as reais necessidades do paciente, podendo atendê-lo de maneira mais eficaz.
Esse profissional mais estratégico deve pensar como um gestor de negócios dentro da sua unidade de trabalho, deve possuir competências gerenciais e de liderança, com entendimento do todo, e não somente da parte assistencial.
Na Fraternidade Irmã Clara, temos uma equipe de enfermagem muito competente, atenta, bem treinada e dedicada aos cuidados com nossos acolhidos, 24 horas por dia. Esses cuidados vão desde a medicação, alimentação, higiene e o posicionamento correto dos nossos acolhidos.
O time de enfermagem da Fraternidade Irmã Clara, é composto por cuidadores, auxiliares / técnicos de enfermagem e enfermeiras.
Fisiatria
De uma forma geral, o profissional de enfermagem tem em sua essência a arte de cuidar, seja individualmente, na família ou na comunidade, sempre desenvolvendo importantes ações por meio do cuidado, preocupando-se com o conforto, com o acolhimento e o bem-estar.
Nutrição
Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, as necessidades nutricionais de cada indivíduo e o processo pelo qual o alimento passa pelo organismo: ingestão, absorção, transporte, função e excreção dos nutrientes.
As necessidades nutricionais podem ser definidas como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos, que um indivíduo precisa ingerir para garantir suas necessidades fisiológicas e prevenir e/ou tratar deficiências e doenças. A escolha dos nutrientes na alimentação ou na suplementação nutricional tem papel fundamental na prevenção, no controle e no tratamento das doenças.
Uma alimentação balanceada tem como objetivo principal promover o bom funcionamento do corpo ou o mais próximo possível disso, de acordo com a situação do indivíduo.
Com uma alimentação harmoniosa e equilibrada, levando em consideração não apenas quantidade, mas também a qualidade das escolhas, o organismo adquire energia e nutrientes suficientes para o desempenho de suas funções diárias. A nutrição adequada é crucial para o desenvolvimento físico e mental de cada indivíduo.
Os profissionais da Nutrição são responsáveis por liderar uma equipe composta por cozinheiros, auxiliares de cozinha e por voluntários. Todos que atuam na cozinha da FIC, realizam um trabalho muito importante e tudo é feito com muito amor e carinho.
Na Fraternidade Irmã Clara são respeitadas as Boas Práticas na manipulação dos alimentos, de acordo com as exigências da fiscalização sanitária da ANVISA. Desde o recebimento, passando pela seleção dos produtos e até sua preparação, garantindo a qualidade e segurança alimentar, inclusive cuidando atentamente da boa apresentação. Um cuidado especifico, encontra-se na alimentação, devido à perda de movimentos essenciais, como a mastigação e o ato de engolir, que mesmo que pareça um ato simples. Para as pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral, são atividades comprometidas.
Outros fatores relevantes são a alteração do gasto energético, o funcionamento do organismo, que pode ser diferenciado devido a movimentação limitada de cada indivíduo, e algumas funções que sofrem alterações causadas por essa condição.
Nossos acolhidos são avaliados pela equipe de nutrição de forma individual, visando identificar suas necessidades específicas. Cada um possui uma dieta planejada, personalizada e variada para garantir a recuperação ou manutenção do bom estado nutricional, buscando a satisfação e o prazer do ato de comer.
Juntamente com a Equipe Multidisciplinar da FIC, que inclui as seguintes especialidades: Fisiatria, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Musicoterapia e Assistência Social, garantindo segurança e eficácia no tratamento realizado. Pois, em caso de um estado nutricional inadequado poder levar à diminuição do desempenho nas terapias, que são fundamentais para a pessoa com diagnóstico de Paralisia Cerebral.
Psicologia
O trabalho do psicólogo na Fraternidade Irmã Clara, consiste em oferecer suporte psicológico, emocional e orientação psicológica aos acolhidos, familiares e colaboradores.
Os atendimentos psicológicos na instituição têm como objetivo oferecer espaços de expressão e escuta, trabalhar com ações preventivas dentro do aspecto emocional, interpretar possíveis situações comportamentais e favorecer a qualidade de vida. Há também a atuação na construção e orientação de um trabalho em parceria com os profissionais da equipe multidisciplinar.
O enfoque das intervenções para as crianças e adolescentes são voltados para a saúde emocional e o fortalecimento dos vínculos familiares.
O psicólogo também é responsável pelo acompanhamento psicossocial de pais e responsáveis, escuta e orienta psicologicamente os acolhidos, pais e responsáveis. Participa da discussão em casos com a equipe técnica e com equipe multidisciplinar.
As intervenções para os colaboradores da instituição são voltadas para o aprimoramento dos processos de Recrutamento e Seleção, através de dinâmicas e vivencias para a sensibilização, treinamento, desenvolvimento e promoção de qualidade de vida dos colaboradores.