Reabilitação

Conheça nossas experiências

Reabilitação

Experiências

A Fisioterapia é uma ciência que utiliza métodos e técnicas apropriadas, a fim de restaurar, desenvolver ou manter a capacidade funcional do indivíduo. Nos quadros neurológicos, tem importante papel para facilitar aquisição do desenvolvimento motor, diminuindo ao máximo a interferência de reflexos, contraturas e deformidades.

Portanto, todo profissional da área da fisioterapia deve estar apto a avaliar e reavaliar disfunções, além de diagnosticar, dar um prognóstico e elaborar um projeto para definir qual o melhor tratamento fisioterapêutico para cada paciente.

A fisioterapia tem um papel fundamental no tratamento dos acolhidos e a assistidos da Fraternidade Irmã Clara.

Atuação do fisioterapeuta na FIC:

• Avaliação e prescrição do tratamento fisioterapêutico;
• Atendimento fisioterapêutico aos acolhidos em suas diversas sequelas motoras e neurológicas, associadas ou não a deficiência mental severa, através de técnicas especificas;
• Elaboração e desenvolvimento de trabalho reabilitacional em conjunto com equipe multidisciplinar;
• Melhorar ou ganhar o controle cervical e de tronco
• Vivenciar diferentes posturas (decúbitos: dorsal, ventral, lateral, sentado, ajoelhado e em pé);
• Adequar posicionamento e posturas para melhorar qualidade de vida e funcionalidade;
• Proporcionar maior controle e conscientização dos movimentos corporais;
• Avaliar e Prescrever o tratamento fisioterapêutico.
• Elaborar e desenvolver trabalho reabilitacional em conjunto com equipe multidisciplinar.
• Estimular o uso do resíduo visual aos assistidos portadores de visão subnormal.
• Atender os acolhidos em fisioterapia respiratória sempre que necessário, com o objetivo de levar o conforto ao acolhido;
• Decidir juntamente com a fisiatra da instituição a utilização de recursos mecânicos auxiliares na continuidade de conduta fisioterapêutica como talas de lona, órteses de MMII, ortostatismo, marcha com apoio e de forma.
• Promover o treino e melhora de equilíbrio
• Favorecer e ou manter o treino da marcha
• Facilitar a consciência corporal e suas possibilidades
• Facilitar o reconhecimento e o uso de si em relação com outros e os objetivos, através do lúdico
• Treinar, orientar e assistir os cuidados e a enfermagem quanto ao adequado posicionamento no leito e cadeiras de rodas, bem como, a colocação e manutenção de órteses de MMII e coletes
• Auxiliar e orientar outros terapeutas quanto o melhor posicionamento para a realização de suas terapias
• Orientar e assistir os profissionais que trabalham com os assistidos da FIC, quanto ao adequado posicionamento na cadeira de rodas, transferências, colocação de órteses e coletes, com o objetivo de um melhor rendimento nas atividades propostas.
É uma especialidade que visa a prevenção e tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório. Exemplos: Asma, Bronquite, Pneumonia, entre outras. A fisioterapia respiratória é um forte aliado para prevenir e tratar doenças respiratórias. Tem como objetivo avaliar a função pulmonar e realizar prevenção de complicações pulmonares.

Os pacientes com o diagnóstico Paralisia Cerebral sofrem diminuição da oxigenação cerebral, que lesa a área de controle da deglutição. Essa alteração dificulta o ato de engolir, levando ao acúmulo de saliva e engasgos. A aspiração traqueal, ou seja, a entrada de saliva e/ou alimentos na via respiratória indevidamente, podem acarretar em infecções recorrentes como a pneumonia aspirativa.

Eles também apresentam importantes deformidades musculares que geram desequilíbrio na capacidade de respirar, como consequência gerando fraqueza nos músculos respiratórios, diminuindo assim a capacidade de encher adequadamente os pulmões, diminuindo a força de gerar tosse efetiva, no qual pode ocasionar acúmulo de secreção.

O objetivo fisioterapia respiratória é melhorar a entrada de oxigênio para todo organismo, deixar as vias respiratórias livre de secreção, melhorar e aumentar a capacidade dos pulmões, realizar estimulo da tosse para ajudar expelir a secreção. Quando o paciente não consegue expelir sozinho recorremos as técnicas que mobilizam a secreção, fluidificam, facilitando sua retirada, por exemplo, a inalação e a aspiração.
O que é a Fonoaudiologia?

É a área da saúde que engloba os estudos sobre as questões relacionadas à comunicação humana, audição e motricidade orofacial, bem como os distúrbios e intervenções terapêuticas, de tais aspectos, nos vários níveis de atenção à saúde.

Qual a atuação fonoaudiológica em pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral?

Pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral apresentam alterações neurológicas que geram distúrbios de linguagem/comunicação e de motricidade orofacial, incluindo dificuldades de deglutição e/ou alterações no sistema sensório-motor-oral (conjunto de estruturas relacionadas à boca e sua dinâmica de funcionamento que caracterizam o ato de falar, deglutir, sugar mastigar e respirar).

Em vista disso, o fonoaudiólogo desempenha um trabalho importante no campo de reabilitação neurológica, em conjunto com uma equipe interdisciplinar, de acordo com as demandas específicas de cada pessoa, na busca por um trabalho integrado com foco na promoção à saúde, prevenção de agravos e reabilitação que impactem positivamente na qualidade de vida dessas pessoas.

As principais demandas de pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral abrangem as áreas de alimentação e linguagem.

Quais as dificuldades na alimentação apresentadas por pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral?

Esse público pode apresentar o que conhecemos por disfagia, definida como uma alteração na função de deglutição (ato de engolir), em qualquer uma de suas fases, que pode culminar em impactos negativos na nutrição, hidratação, prazer alimentar e riscos à saúde, sendo o maior deles a possibilidade de broncoaspiração (entrada de alimento nos pulmões). Diante disso, o fonoaudiólogo é responsável pela avaliação da função de deglutição, orientações de ajustes que permitam a alimentação segura e o seguimento terapêutico para monitoramento e reabilitação.

Qual a abordagem fonoaudiológica nos casos de distúrbios de linguagem/comunicação?

Pessoas com o diagnóstico de Paralisia Cerebral podem apresentar dificuldades na comunicação em graus variados. Tais dificuldades estão relacionadas às alterações na articulação dos sons de fala, dificultando sua adequação emissão e fluência. Além disso, as alterações cognitivas, frequentemente presentes nesse público, podem comprometer o desenvolvimento de linguagem.

Dessa forma, o fonoaudiólogo, na área de linguagem, tem como função a avaliação dos aspectos de linguagem e no auxílio/escolha por algum meio de comunicação, quando possível, que permita a funcionalidade da interação com o outro e a expressão de ideias.

Como é a atuação do fonoaudiólogo na Fraternidade Irmã Clara?

O trabalho do Fonoaudiólogo na FIC engloba a avaliação e reabilitação das demandas relacionadas às alterações funcionais nas áreas de alimentação (manejo das alterações de deglutição e ajustes necessárias para facilitação e segurança alimentar), alterações estruturais e das funções orais (da boca) e de linguagem (comunicação). O objetivo principal é garantir que cada pessoa tenha conforto e melhor qualidade de vida, de acordo com as demandas avaliadas, aproveitamento das potencialidades e manejo das dificuldades de cada um.
Fisioterapia Aquática, mais conhecida como hidroterapia, é um recurso da Fisioterapia que consiste em utilizar os princípios físicos da água de forma terapêutica, temperatura, empuxo, flutuação, efeito metacêntrico entre outros, proporcionando ao paciente a melhora das atividades funcionais no seu cotidiano.

As propriedades da água, juntamente com o manuseio/manipulações que o fisioterapeuta realizam propiciam relaxamento e fortalecimento musculares, alivio da dor, ganho de amplitude de movimento e estabilidade da articulação, podendo também a água ser utilizada para facilitar ou dificultar o movimento, melhorando o controle do corpo e o equilíbrio.

Na Fraternidade Irmã Clara atendemos pessoas com o diagnóstico de Paralisia Cerebral.

Possuímos o setor de fisioterapia aquática adaptado para o acesso de cadeirantes, o tratamento da água é feito com ozônio e trabalhamos com uma temperatura de 35ºC.

Toda essa estrutura visa proporcionar a melhor qualidade de vida possível aos nossos acolhidos e assistidos.
Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, podendo ser com um indivíduo ou um grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A Musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções do indivíduo para que ele possa alcançar uma melhora na integração intra e/ou interpessoal e consequentemente uma melhor qualidade de vida pela prevenção, reabilitação ou tratamento. Na Fraternidade Irmã Clara visamos desenvolver a abertura de canais de comunicação através da melhora da auto expressão que pode ser vocal, por meio da interação com um instrumento musical ou pela movimentação corporal: com a movimentação do próprio corpo na cadeira ou ainda através da comunicação alternativa: prancha de comunicação.

A música e sons musicais ou não musicais, atuam como agentes de estimulação e motivação para as atividades.

Paralelamente, pode-se trabalhar as habilidades motoras fina e ampla, estimulando as interações sociais com colegas, a atividade de compartilhar, perceber o outro, promover a alegria e a satisfação de realizar algo.
O pedagogo é responsável por promover e garantir o que está previsto nas LDBEN (Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional), e também o que for preciso para possibilitar o melhor desempenho e desenvolvimento do outro. Na Fraternidade Irmã Clara damos ênfase no desenvolvimento cognitivo dos acolhidos e assistidos, juntamente com adaptações as suas características motoras, sempre considerando que: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (LDBEN 9394/96).

Temos como objetivo apresentar conceitos básicos como números, cores, formas, letras, frutas, animais entre outros, visando ajudar na manutenção e melhora da memória, concentração, atenção e na ampliação dos conhecimentos do indivíduo atendido. Nas atividades pedagógicas desenvolvidas o objetivo é a melhora da coordenação motora fina.

No caso dos acolhidos que apresentam habilidades cognitivas de forma mais concreta, a introdução dos símbolos e ratificam o trabalho da fonoaudiologia reforçando o uso da comunicação alternativa como forma de socialização e ampliação do conhecimento.

As atividades se dão de forma bem dinâmica para que seja aproveitada o máximo possível da atenção dirigida de cada um. Os atendimentos ocorrem semanalmente, nos quais são trabalhadas atividades mais globais. Pelo menos uma vez por semana os acolhidos são atendidos individualmente para que sejam trabalhadas atividades específicas de acordo com a sua capacidade motora e cognitiva.

A oficina favorece a socialização e motivação mostrando aos acolhidos de forma individual e/ou coletiva que aos poucos os acolhidos poderão superar seus medos, frustrações, e assim ganhar conhecimento e autoestima, favorecendo sempre o seu desenvolvimento cognitivo.
A Terapia Ocupacional, também conhecida como T.O, é uma profissão que atua na área da saúde ligada limitações físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, e que de alguma forma faz com que o individuo encontre dificuldades em suas atividades cotidianas.

O objetivo da T.O é melhorar/facilitar/adaptar as atividades do cotidiano como tomar banho, escovar os dentes, comer, pentear o cabelo, cozinhar, utilizar o computador, assim como atividades laborais, esportivas e do lazer, fazendo com que o paciente possa realizar essas atividades da maneira mais independente possível.

O terapeuta ocupacional é capacitado para atuar em todas as faixas etárias e em todos os níveis de atenção à saúde, em escolas e na comunidade. Podendo atuar através da prevenção, habilitação ou da reabilitação.

Na Fraternidade Irmã Clara nosso público alvo são pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral (PC), uma lesão não progressiva, mas que pode causar limites na atividade e agravamento dos sintomas se não acompanhado por uma equipe de reabilitação.

O funcionamento do corpo de uma pessoa com Paralisia Cerebral (PC) é afetado de acordo com o local e a extensão da lesão no cérebro, tendo diferentes tipos e intensidade de alterações, podendo, de maneira geral, provocar alterações do tônus muscular, comprometimento da coordenação motora (global e fina), problemas na fala, na visão, audição e danos intelectuais.

Sendo assim, a atuação da T.O busca auxiliar na manutenção e recuperação das funções motoras, como por exemplo, alcançar e segurar um objeto/brinquedo, funções cognitivas (raciocínio, memória, atenção e percepto-sensoriais) para uma melhor funcionalidade, independência e autonomia do indivíduo.

Na Fraternidade Irmã Clara são realizadas atividades e confecções de órteses para posicionar membros superiores e inferiores, a fim de evitar deformidades; atividades lúdicas para lazer, estimulando o brincar; confecção de adaptações e treino para atividades básicas de vida diária (comer, escovar os dentes, tomar banho e utilizar o computador).

Utilização da técnica do Conceito Neuroevolutivo Bobath e de Integração Sensorial no atendimento aos acolhidos; organização de atividades de férias e passeios externos visando a inclusão e participação em outros ambientes.

As atividades são pensadas individualmente de acordo com as necessidades, comprometimentos e interesses de cada acolhido.
Assistência Social O Serviço Social tem como objetivo promover o desenvolvimento e a mudança social de um indivíduo ou de um grupo. Os princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade, são centrais ao Serviço Social. A prática profissional é orientada pelos direitos firmados na Constituição de 1988, e na legislação complementar referente às políticas sociais e aos direitos da população. Não pode haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional. Os profissionais devem cursar uma faculdade de Serviço Social que seja reconhecida pelo Ministério da Educação, também devem possuir registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições.

A atuação do Serviço Social consiste em analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e/ou projetos para viabilizem os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Também analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. Além disso, trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo.

Por se tratar de uma instituição assistencial sem fins lucrativos e que se mantém apenas com as doações recebidas e com a renda do nosso bazar. O Serviço Social atua através dos programas e projetos sócio assistenciais desenvolvidos na Fraternidade Irmã Clara, que são direcionados as pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral para que elas possam desenvolver o sentido da autonomia, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida através das ações interdisciplinares. O Serviço Social desenvolve atividades sócio educativas e culturais, visando a inclusão social dos acolhidos, assistidos e seus familiares, que vão desde orientações sociais voltadas para o desenvolvimento da cidadania, a busca na qualidade de vida e a efetivação dos seus direitos.

O Acolhimento Institucional pode ocorrer devido a algumas determinantes, como violência (física, psicológica e/ou sexual), negligência, abandono familiar entre outros. Em casos como os citados acima, essas pessoas são afastadas do convívio familiar e encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude para a uma Instituição.

A Fraternidade Irmã Clara está tipificada como instituição social de alta complexidade, na modalidade de acolhimento institucional, visando restabelecer os direitos violados e o vínculo familiar. O acolhimento visa assegurar a integridade física, emocional, a segurança, a saúde, educação entre outros.

Enfermagem De uma forma geral, o profissional de enfermagem tem em sua essência a arte de cuidar, seja individualmente, na família ou na comunidade, sempre desenvolvendo importantes ações por meio do cuidado, preocupando-se com o conforto, com o acolhimento e o bem-estar.

A busca pela excelência profissional, a necessidade de estar sempre atualizado e bem informado, a disposição para encarar expedientes durante as madrugadas, essas são só algumas das qualidades requeridas para se tornar um bom enfermeiro.

A função da enfermagem no mercado de hoje se tornou mais estratégica, pois além de ser o profissional que mais se relaciona com o paciente e com sua família, ele conhece as reais necessidades do paciente, podendo atendê-lo de maneira mais eficaz.

Esse profissional mais estratégico deve pensar como um gestor de negócios dentro da sua unidade de trabalho, deve possuir competências gerenciais e de liderança, com entendimento do todo, e não somente da parte assistencial.

Na Fraternidade Irmã Clara, temos uma equipe de enfermagem muito competente, atenta, bem treinada e dedicada aos cuidados com nossos acolhidos, 24 horas por dia. Esses cuidados vão desde a medicação, alimentação, higiene e o posicionamento correto dos nossos acolhidos.

O time de enfermagem da Fraternidade Irmã Clara, é composto por cuidadores, auxiliares / técnicos de enfermagem e enfermeiras.

Fisiatria

De uma forma geral, o profissional de enfermagem tem em sua essência a arte de cuidar, seja individualmente, na família ou na comunidade, sempre desenvolvendo importantes ações por meio do cuidado, preocupando-se com o conforto, com o acolhimento e o bem-estar.

Nutrição

Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos, as necessidades nutricionais de cada indivíduo e o processo pelo qual o alimento passa pelo organismo: ingestão, absorção, transporte, função e excreção dos nutrientes.

As necessidades nutricionais podem ser definidas como as quantidades de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos, que um indivíduo precisa ingerir para garantir suas necessidades fisiológicas e prevenir e/ou tratar deficiências e doenças. A escolha dos nutrientes na alimentação ou na suplementação nutricional tem papel fundamental na prevenção, no controle e no tratamento das doenças.

Uma alimentação balanceada tem como objetivo principal promover o bom funcionamento do corpo ou o mais próximo possível disso, de acordo com a situação do indivíduo.

Com uma alimentação harmoniosa e equilibrada, levando em consideração não apenas quantidade, mas também a qualidade das escolhas, o organismo adquire energia e nutrientes suficientes para o desempenho de suas funções diárias. A nutrição adequada é crucial para o desenvolvimento físico e mental de cada indivíduo.

Os profissionais da Nutrição são responsáveis por liderar uma equipe composta por cozinheiros, auxiliares de cozinha e por voluntários. Todos que atuam na cozinha da FIC, realizam um trabalho muito importante e tudo é feito com muito amor e carinho.

Na Fraternidade Irmã Clara são respeitadas as Boas Práticas na manipulação dos alimentos, de acordo com as exigências da fiscalização sanitária da ANVISA. Desde o recebimento, passando pela seleção dos produtos e até sua preparação, garantindo a qualidade e segurança alimentar, inclusive cuidando atentamente da boa apresentação. Um cuidado especifico, encontra-se na alimentação, devido à perda de movimentos essenciais, como a mastigação e o ato de engolir, que mesmo que pareça um ato simples. Para as pessoas com diagnóstico de Paralisia Cerebral, são atividades comprometidas.

Outros fatores relevantes são a alteração do gasto energético, o funcionamento do organismo, que pode ser diferenciado devido a movimentação limitada de cada indivíduo, e algumas funções que sofrem alterações causadas por essa condição.

Nossos acolhidos são avaliados pela equipe de nutrição de forma individual, visando identificar suas necessidades específicas. Cada um possui uma dieta planejada, personalizada e variada para garantir a recuperação ou manutenção do bom estado nutricional, buscando a satisfação e o prazer do ato de comer.

Juntamente com a Equipe Multidisciplinar da FIC, que inclui as seguintes especialidades: Fisiatria, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Musicoterapia e Assistência Social, garantindo segurança e eficácia no tratamento realizado. Pois, em caso de um estado nutricional inadequado poder levar à diminuição do desempenho nas terapias, que são fundamentais para a pessoa com diagnóstico de Paralisia Cerebral.

Psicologia O trabalho do psicólogo na Fraternidade Irmã Clara, consiste em oferecer suporte psicológico, emocional e orientação psicológica aos acolhidos, familiares e colaboradores.

Os atendimentos psicológicos na instituição têm como objetivo oferecer espaços de expressão e escuta, trabalhar com ações preventivas dentro do aspecto emocional, interpretar possíveis situações comportamentais e favorecer a qualidade de vida. Há também a atuação na construção e orientação de um trabalho em parceria com os profissionais da equipe multidisciplinar.

O enfoque das intervenções para as crianças e adolescentes são voltados para a saúde emocional e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O psicólogo também é responsável pelo acompanhamento psicossocial de pais e responsáveis, escuta e orienta psicologicamente os acolhidos, pais e responsáveis. Participa da discussão em casos com a equipe técnica e com equipe multidisciplinar.

As intervenções para os colaboradores da instituição são voltadas para o aprimoramento dos processos de Recrutamento e Seleção, através de dinâmicas e vivencias para a sensibilização, treinamento, desenvolvimento e promoção de qualidade de vida dos colaboradores.

Seja um Voluntariado!

Ser voluntário é doar um pouco do seu tempo, da sua atenção, do seu talento, da sua capacidade de enxergar e amar o próximo!

As intervenções para os colaboradores da instituição são voltadas para o aprimoramento dos processos de Recrutamento e Seleção, através de dinâmicas e vivencias para a sensibilização, treinamento, desenvolvimento e promoção de qualidade de vida dos colaboradores. Você pode participar ajudando no: bazar, cozinha, lavandeira, organização e higienização de camas.

Rolar para cima